Forum destinado ao Projeto Chroma. Para mais detalhes, visite: www.projetochroma.net.br


    Sobre a greve dos metroviários

    Compartilhe
    avatar
    Thiago Silva
    Admin

    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 15/02/2012
    Idade : 34
    Localização : São Paulo - SP

    Sobre a greve dos metroviários

    Mensagem  Thiago Silva em Sex Maio 25, 2012 1:31 pm

    Aliás, sobre a questão do transporte público em geral...

    Artigo interesantíssimo do Yahoo, há muito tempo não via um artigo bom assim no site deles:

    Os funcionários do metrô de São Paulo fizeram greve quarta-feira (23). Todos aqueles que possuíam carros e normalmente os deixavam na garagem tiveram que usá-los, como única forma de chegar ao trabalho. O rodízio municipal de veículos, que proíbe que 20% da frota circule em determinados horários, foi suspenso.

    Assim, dezenas de milhares de automóveis inundaram ainda mais as ruas de São Paulo, causando um congestionamento recorde de 249 quilômetros, o que significa quase um terço das vias monitoradas. O resultado não poderia ser diferente: ônibus superlotados, esperas gigantescas nos pontos. Enfim, caos por toda cidade.

    Rapidamente correram para culpar os grevistas pelo caos, como se não houvesse direito à greve, como se quem trabalha no metrô tivesse que se contentar com qualquer situação de salário e trabalho (alías, segundo as informações, a intenção dos grevistas era trabalhar com a catraca aberta, com o metrô de graça, mas foram coagidos pelo governo do estado e pela direção do metrô.

    A cidade se tornou um caos completo simplesmente porque desde sempre a opção dos sucessivos governos foi dar prioridade ao transporte individual em detrimento ao coletivo; porque a cidade foi privatizada, violentada pelos grandes empreendimentos imobiliários, liberados sem nenhum controle ou plano urbano (ao que parece, funcionava uma verdadeira máfia para a liberacão dos imóveis...)

    Outras cidades vão no mesmo caminho. Salvador e Belo Horizonte são cada vez mais privatizadas, e a lógica de ocupação é vendida a qualquer empreiteira que possa pagar. Cidades de prédios, automóveis e muros. São escolhas de para quem governar.

    Além de tudo isso, o governo federal, com medo da crise que se avizinha, resolveu diminuir o IPI dos carros, barateando-os, estimulando o consumo de automóveis.

    Assim, o governo federal se coloca no mesmo sentido dos governos municipais, agindo para alguns, na contramão do interesse público, de uma cidade de gente.
    avatar
    Yuri Akemi

    Mensagens : 22
    Data de inscrição : 16/03/2012

    Re: Sobre a greve dos metroviários

    Mensagem  Yuri Akemi em Ter Maio 29, 2012 1:57 am

    É curioso ver como esse problema parece ser típico de São Paulo, mas se espalha em outras capitais. Aqui em Brasilia a tarifa do metrô custa os mesmos R$3,00 que o de São Paulo, mas o peso da tarifa sobre o salário médio dos brasilienses é bem maior.

    Um projeto que prometia desafogar um pouco o trânsito e o fluxo do metrô por aqui é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, ou Metrô Leve de Brasilia), mas as obras estão paradas desde 2010. Dizem que até 2014 elas estarão prontas, mostrando mais uma vez que a Copa do Mundo tem prioridade maior que as necessidades da população.

    Alexandre Garcia da Silva

    Mensagens : 102
    Data de inscrição : 17/05/2012
    Idade : 41
    Localização : Poá/SP (ou Piápolis, se preferirem)

    Re: Sobre a greve dos metroviários

    Mensagem  Alexandre Garcia da Silva em Ter Maio 29, 2012 3:40 am

    Uma das coisas que vi publicadas por ocasião da greve é que o "excelentíssimo" governador Geraldo Alckimin diminuiu os investimentos destinados ao Metrô. Se não me falha a memória, em 2011 foi de 20% a menos do que no ano anterior.
    Eu sou funcionário do Poder Judiciário e a política é a mesma: no momento em que a demanda exige mais investimento, o valor do repasse ao invés de aumentar, diminui.
    Agora, eu pergunto: o PSDB governa o Estado de São Paulo há quase 20 anos. Que avanços os tucanos trouxeram ao principal Estado da Federação?
    Antes que me perguntem, eu respondo: não. Não sou petista. Também não sou filiado a nenhum partido. Sinto o mesmo repúdio por todos eles. Só estou farto de ser governado pela mesma corja há tanto tempo. Por mais que todos os partidos estejam nivelados pelos mesmos interesses, que não haja mais diferenças ideológicas entre eles, que todos queiram a mesma coisa, ainda assim eu acredito que alguma renovação seja necessária para qualquer regime democrático, ainda que se trate duma democracia ilusória como a nossa.
    avatar
    Thiago Silva
    Admin

    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 15/02/2012
    Idade : 34
    Localização : São Paulo - SP

    Re: Sobre a greve dos metroviários

    Mensagem  Thiago Silva em Sex Jun 01, 2012 12:51 pm

    É fato que o governo diminuiu os investimentos no metrô, justamente quando ele mais precisa de investimentos. Além de ser o meio de transporte mais eficiente da cidade (mesmo com todos os problemas que está enfrentando ultimamente), é também o mais limpo em termos de emissão de poluentes.

    Três linhas do metrô estão em processo de expansão neste momento (Linha 2-Verde, Linha 5-Lilás e Linha 4-Amarela) e uma nova está em construção (Linha 17-Ouro). Mas é sempre importante lembrar que a Linha Amarela pertence a um consórcio privado comandado pela CCR (a mesma que mantém a Rodovia Dutra).

    Outro problema crítico diz respeito à modernização dos trens e do sistema de controle dos mesmos. Antigamente, toda novidade a ser implementada no metrô era exaustivamente testada. Hoje, o governo está numa pressa tão grande em apresentar novidades no metrô (trens novos, modernização da frota antiga com um monte de novidades tecnológicas) que os testes são feitos de qualquer jeito. Pelo menos temos um exemplo na contramão disto tudo: o novo sistema de controle de trens está sendo amplamente testado na Linha Verde aos fins de semana.

    Mas que fique claro: a modernização do metrô (e da CPTM) é um mero tratamento de sintomas. A população vai continuar sofrendo com a superlotação crescente dos trens e estações.

    E no fim da história é assim que ficamos:


    Conteúdo patrocinado

    Re: Sobre a greve dos metroviários

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Set 23, 2017 4:27 pm